segunda-feira, 15 de junho de 2009

PRADA STORE - EPICENTRO (2003)

Inaugurada em 2003, a Prada Store Tóquio (Epicentro) projetada pelos arquitetos Herzog e de Meuron, vem destacando a atenção do mundo por ser um elemento ímpar, fascinando a todos com suas cinco faces irregulares em vidro amarradas com cordas de aço, formando assim uma trama quadrangular de planos de vidros côncavos e convexos.



Uma edificação monumental, seu exterior com sua transparência e complexidade contradiz o interior singelo. Interno e externo não tem associações, diálogo.

Jacques Herzog descreve essas vidraças como "um dispositivo óptico interativo. Porque alguns dos vidros são curvos, parecem se mover como você anda em torno dela. Isso cria sensibilização tanto da mercadoria e da cidade, há um intenso diálogo entre os atores. Além disso, a rede traz uma escala humana para a arquitetura, como exibir janelas. É quase antiquado."

“Fizemos uma oportunidade para criar um pequeno espaço ao ar livre, como em cidades européias. Nós também invertemos a típica ênfase japonesa na procura interna, dando importância à vista.” diz Herzog.




Inserida numa área tradicional de Tóquio e implantada em local estratégico no terreno, criando assim uma pequena praça na entrada do local; a edificação de uma das marcas mais importantes e badaladas mundialmente, a PRADA; destaca-se na contemporaneidade do mundo da arquitetura.








Fachada vista internamente.




Seu interior é todo em branco e creme, como nas baixas mesas expositoras de fibra de vidro gelatinosa, iluminadas por dentro.





Interior da loja.




Suas fachadas com as movimentações côncavas e convexas dos seus ”óculos duplos de vidro” causam efeitos múltiplos e duvidosos aos transeuntes, onde seu interior tenta ser revelado e ao mesmo tempo dificultado através das diferenciadas curvas e ângulos de seus planos de vidro.
Por se tratar de uma loja que visa expor seus produtos ao máximo, seu design acabou prejudicando as atividades internas(uso) da edificação devido suas sinuosidades.
Até mesmo a porta de entrada acompanha a angulação da fachada.






Composição da fachada em uma trama quadrangular em vidros côncavos e convexos, lembrando “bolhas” .



“Esta trama quadrangular, além de agradar aos nipônicos pelo seu "envolvimento", auxilia a evitar danos no edifício, já que em Tóquio ocorrem, em média, três pequenos terremotos por dia.” Ignez Ferraz






Praça de entrada.

“O estilista e o arquiteto têm uma linguagem em comum: tecido da roupa/ “pele” do edifício; a estrutura, a construção, o modelo, os materiais, os acabamentos, os detalhes, a decoração...”

Ignez Ferraz

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