segunda-feira, 15 de junho de 2009

O INTERIOR E O EXTERIOR por Robert Venturi

Durante o século XX, a rigidez e regras da Arquitetura Moderna limitavam as possibilidades de novas criações e conceitos; o interior e o exterior das edificações deveriam se interrelacionar, "conversar".
Robert Venturi, no texto O interior e o exterior, da sua publicação "Complexidade e Contradição em Arquitetura", baseado em exemplos históricos, defende a ideia que o contraste/oposição entre o interior e o exterior, uma tendência dos projetos contemporâneos, pode ser uma importante manifestação de contradição em Arquitetura; ele não vê isto como um aspecto negativo. Com isso, o Arquiteto faz uma crítica direta aos "dogmas" da Arquitetura Moderna.
Ao analisar inúmeras edificações (Villa Savoye, Evans House, Piazza del Plebiscito, SS. Sergius e Bacchus,Igreja de Imatra, entre outros), de diferentes épocas, Venturi levanta importantes discussões a respeito de Rigidez e fluidez de espaços, aberturas e fechamentos, luz e sombra, cheios e vazios, clareza e complexidade..., e como estas relações dialéticas se associam ou não com a relação existente entre o interior e o exterior de edificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário