segunda-feira, 15 de junho de 2009

MISS SARGAFABRIK (1996-2000)

Miss Sargafabrik- Viena



Um novo conceito de habitação coletiva

O sucesso da construção de um edifício habitacional em Viena-Áustria, denominado Sargafabrik, inspirou a equipe de arquitetos do BKK-3 (atelier; escritório) a testarem novas possibilidades de usos e programas; com isso, novos conceitos de morar/habitar surgiram; e assim, surgiu o Miss Sargafabrik- uma nova, arrojada e conceitual unidade de habitação.

O projeto do Miss Sargafabrik tenta compatibilizar, formalmente, as demandas e necessidades do ser humano do século XXI: habitar, trabalhar, descansar, trocar experiências comunitárias, sonhar, aventurar, apreciar a paisagem...

Um aspecto deste projeto que chama a atenção é o luxo e a audácia da proposta, o que é incompatível com os projetos comuns de habitação coletiva/social, constantemente vistos. É interessante o fato de todos os moradores viverem em apartamentos diferenciados (em termos de desenho e detalhes) e de sua escolha; e o melhor, os preços são acessíveis.

O edifício Miss Sargafabrik, possui 39 apartamentos, cada um com características únicas (pés-direitos com alturas variadas, espaços flexíveis, apartamentos com áreas distintas, tetos inclinados, por exemplo); espaços comunitários heterogêneos e voltados a pessoas de todas as idades (biblioteca, cozinha comunitária high-tech, salas, lavanderia, piscina, jardins...).
Miss Sargafabrik, com 4372m² de área ocupada, custou 5,4 milhões de euros.




Um dos apartamentos do Miss Sargafabrik



Espaços Comunitários:














O Miss Sargafabrik por fora e por dentro

Nenhuma fachada do edifício é igual, cada uma possui diferenciações extremamente claras- aberturas com dimensões distintas, angulações retas e oblíquoas, avanços e recuos, inclinações, cheios e vazios, claro e escuro, entre outros aspectos. Tudo isto gera um dinamismo muito grande, quebrando a monotonia; análises feitas a partir de diferentes pontos de observação, podem revelar particularidades,novas perspectivas, assimetria.



Fachada Principal



As Fachadas sob diferentes perspectivas:




































Internamente, cada espaço oferece experiências distintas, não há nada igual. Nota-se diferenciações de pés-direitos (variações de quase 1 metro); rampas e escadas, com diferentes dimensões e em posições diversas, interligando pavimentos; os espaços não são fechados apenas por planos horizontais e verticais, mas, por planos oblíquos e inclinados; os espaços são multifuncionais e heterogêneos; as dimensões dos ambientes e espaços são variadas; os tipos de pavimentação varia em termos de textura, cores, aspecto; a utilização de concreto, vidro e metal; o uso de cor e iluminação para conferir mais identidade a certos ambientes; etc.





Térreo




3º pavimento


5º pavimento


9º pavimento



Corte Esquemático

Espaços comunitários:







Apartamentos:











Espaços comunitários:










Muitas vezes, o espaço interior do Miss Sargafabrik pode ser “desvendado”/revelado a partir das aberturas das fachadas- descidas e subidas internas que se projetam nas fachadas, aberturas que favorecem ou não a passagem de muita luz, pés-direitos duplos e sua relação com as dimensões de certos trechos das esquadrias, por exemplo.













Apesar de o interior e o exterior do Miss Sargafabrik possuírem características semelhantes- dinamismo, uso de materiais de construção diversos, heterogeneidade, espaço interno influenciando na fachada e vice-versa, assimetria, diálogo formal...- nota-se uma CONTRADIÇÃO/CONTRASTE entre as partes que compõem o edifício; as fachadas são menos complexas que a estruturação e composição formal dos espaços interiores.



Interior




Exterior


Analisando a habitação e sua inserção no meio, verifica-se, também, um certo impacto/contradição entre edifício e entorno.



Miss Sargafabrik e seu entorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário