Situado em Basiléia, o estúdio foi fundado por Jacques Herzog e Pierre de Meuron em 1978, dois arquitetos formados em 1975 em Zurique.
Com currículos parecidos, a dupla tem como sócios o arquiteto Harry Gugger em 1991 e a arquiteta Christine Binswanger em 1994.
Jacques Herzog e Pierre de Meuron
A Casa de Tavola, na Itália foi o projeto pioneiro do estúdio, apresentando a “ forma de cubo em xisto que retoma o sistema tradicional mas não duma forma naturalista”. A partir daí, muitos projetos foram realizados e reconhecidos mundialmente, entre eles o depósito de locomotivas e o posto de sinalização Auf dem Wolf (Basiléia/1988-1996), cujo revestimento em tiras de cobre o torna mundialmente famoso. Destacam-se também o armazém e sede da fábrica Ricola Europa (França/1992-1993), a Biblioteca da Escola Técnica Superior de Eberswalde ( Alemanha/1993-1996), o Museu Tate de Arte Moderna em Londres (1994-2000) que reutiliza um grande equipamento industrial abandonado, localizado em pleno centro londrino.
A obra de Herzog e De Meuron evita a recorrência de sinais estilísticos que apontem para um determinado código formal estabilizado. Pelo contrário, procurando a essência da disciplina do construir, eles entendem cada trabalho como um campo de experimentação onde tentam reencontrar as mais profundas necessidades do edifício e conteúdos do programa que o origina. Para estes arquitetos o meio para a expressão arquitetônica são os materiais de construção, que, utilizados geralmente de forma não convencional, se tornam os geradores e suportes das imagens exteriores dos edifícios.
A Casa de Tavola, na Itália foi o projeto pioneiro do estúdio, apresentando a “ forma de cubo em xisto que retoma o sistema tradicional mas não duma forma naturalista”. A partir daí, muitos projetos foram realizados e reconhecidos mundialmente, entre eles o depósito de locomotivas e o posto de sinalização Auf dem Wolf (Basiléia/1988-1996), cujo revestimento em tiras de cobre o torna mundialmente famoso. Destacam-se também o armazém e sede da fábrica Ricola Europa (França/1992-1993), a Biblioteca da Escola Técnica Superior de Eberswalde ( Alemanha/1993-1996), o Museu Tate de Arte Moderna em Londres (1994-2000) que reutiliza um grande equipamento industrial abandonado, localizado em pleno centro londrino.
A obra de Herzog e De Meuron evita a recorrência de sinais estilísticos que apontem para um determinado código formal estabilizado. Pelo contrário, procurando a essência da disciplina do construir, eles entendem cada trabalho como um campo de experimentação onde tentam reencontrar as mais profundas necessidades do edifício e conteúdos do programa que o origina. Para estes arquitetos o meio para a expressão arquitetônica são os materiais de construção, que, utilizados geralmente de forma não convencional, se tornam os geradores e suportes das imagens exteriores dos edifícios.
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